Justiça Eleitoral explica como recuperar o seu título de eleitor

Justiça Eleitoral explica como recuperar o seu título de eleitor

Seu título de eleitor foi cancelado? Ainda não sabe o que fazer? Calma! Segundo informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor nessa situação pode regularizar o documento de forma bem simples. O TSE explica em vídeo que o prazo para regularização termina no dia 4 de maio de 2022, e o procedimento pode ser feito de forma on-line.

Em vídeo, o TSE demonstra o passo a passo para acessar e utilizar uma série de serviços gratuitos que são disponibilizados no Portal do TSE na internet. O material é produzido pela Coordenadoria de Audiovisual da Secretaria de Comunicação do TSE.

O terceiro vídeo da playlist explica, em pouco mais de dois minutos, o que a eleitora ou o eleitor que não votou nem justificou por três turnos eleitorais consecutivos deve fazer para regularizar o título e poder votar nas Eleições 2022. A data-limite – este ano, no dia de 4 de maio – está prevista na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).

 

Passo a passo para regularização

Tanto o alistamento (primeira via do título) quanto a regularização, os eleitores podem ser solicitados pelo sistema TítuloNet, no Portal do TSE. Mas se houver algum problema, como já informado no vídeo, a usuária ou o usuário pode clicar no topo do site, no campo “Eleitor e Eleições”, e, em seguida, no link Situação Eleitoral. Depois, basta preencher os dados e seguir o passo a passo. Em seguida, o site informará automaticamente se a situação está ou não regular.

 

Como regularizar

Quem deixa de votar e não justifica paga multa, sob o risco de ter o título eleitoral cancelado. A guia para pagamento é disponibilizada no momento em que se solicita a regularização e, para isso, os interessados devem acessar o campo Quitação de multas, devendo também preencher os dados e escolher a forma de pagar, que pode ser via boleto, Pix ou cartão de crédito.

Depois da quitação, a eleitora ou o eleitor deve aguardar de 10 a 15 dias e realizar nova consulta no Portal do TSE para verificar se o título foi restabelecido, tornando a pessoa apta a participar das eleições deste ano.

TP/LC, DM

Fonte: TSE

Related post

Alexandre de Moraes mantém investigação sobre viagem de Bolsonaro à Rússia

Alexandre de Moraes mantém investigação sobre viagem de Bolsonaro…

Na mesma decisão, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a Presidência da República informe as condições oficiais de participação do…
Russos atacam maior usina nuclear  da Ucrânia e explosão pode ser 10 vezes maior que Chernobyl

Russos atacam maior usina nuclear  da Ucrânia e explosão…

O fogo da artilharia russa está explodindo a maior usina nuclear da Ucrânia, provocando um incêndio, horas depois que os reguladores…
Apple suspende venda de todos os produtos na Rússia, Ford suspende operações

Apple suspende venda de todos os produtos na Rússia,…

A Apple anunciou na terça-feira (1/03/2022) que interromperá a venda de todos os seus produtos na Rússia, enquanto os usuários globais…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.