Russos atacam maior usina nuclear  da Ucrânia e explosão pode ser 10 vezes maior que Chernobyl

Russos atacam maior usina nuclear  da Ucrânia e explosão pode ser 10 vezes maior que Chernobyl

O fogo da artilharia russa está explodindo a maior usina nuclear da Ucrânia, provocando um incêndio, horas depois que os reguladores atômicos internacionais alertaram que o combate na instalação poderia causar estragos, segundo autoridades ucranianas.

O vídeo postado no Telegram, um aplicativo de mensagens, no início da sexta-feira (horário local), parecia mostrar um projétil caindo fora da instalação, criando uma grande bola de fogo.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, twittou que as forças russas estavam “atirando de todos os lados” na instalação.

“O fogo já começou”, escreveu ele – uma afirmação que parece ser apoiada por um vídeo granulado ao vivo . “Se explodir, será 10 vezes maior que Chernobyl.”

“Exigimos que eles parem o fogo de armas pesadas”, disse Andriy Tuz, porta-voz da fábrica em Enerhodar, em outro vídeo postado no Telegram. “Há uma ameaça real de perigo nuclear na maior estação de energia atômica da Europa.”

Um funcionário do governo disse à Associated Press que havia níveis elevados de radiação detectados perto da usina, que possui seis reatores.

Na quinta-feira, a Agência Internacional de Energia Atômica alertou para um potencial de catástrofe, já que as forças russas estavam se aproximando de Zaporizhzhya, a maior usina nuclear da Europa.

O vice-ministro do Interior da Ucrânia também levantou preocupações de que a violência poderia resultar em um desastre radioativo maciço.

“Por causa da loucura de [Vladimir] Putin , a Europa está novamente à beira de um desastre nuclear”, escreveu Anton Herashchenko em um post traduzido no Facebook. 

Ele compartilhou imagens mostrando defesas improvisadas em Enerhodar, a cidade onde está localizada a usina Zaporizhzhya. O governo ucraniano começou a alertar na quarta-feira que a atividade russa na área poderia resultar em uma nova “catástrofe nuclear”.

 

“Os russos estão tentando entrar no Enerhodar”, confirmou o membro do Parlamento ucraniano Andrii Osadchuk

Rafael Grossi, diretor da Agência Internacional de Energia Atômica, divulgou um comunicado na quinta-feira pedindo a ambos os lados que evitem a violência perto de Zaporizhzhya após relatos de que a infantaria russa havia tomado a área ao redor.

Separadamente, a AIEA disse que a Ucrânia relatou “pressão psicológica e exaustão moral” entre os trabalhadores do local de Chernobyl, que as forças russas tomaram no início da invasão na semana passada. 

Herashchenko alertou que a situação volátil pode levar a outra crise, como em Chernobyl em 1986, ou na usina de Fukushima, no Japão, após um tsunami em 2011.

A usina nuclear de Zaporizhzhya, em Enerhodar, leste da Ucrânia, 9 de abril de 2013

 

“A radiação não conhece nacionalidades”, disse ele. “Mata indiscriminadamente.”

Centenas de membros do Parlamento da Ucrânia, conhecido como Verkhovna Rada, que permaneceram em Kiev se reuniram na quinta-feira. Eles discutiram e votaram em uma série de questões, incluindo pedir às Nações Unidas e ao Parlamento Europeu que estabeleçam uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia – em parte para proteger as usinas nucleares do país e outras infraestruturas combustíveis.

A Ucrânia tem 15 reatores nucleares operacionais em quatro locais separados, de acordo com a AIEA. Seis dos reatores estão em Zaporizhzhya.

Osadchuk disse que os legisladores também concordaram com novas e rigorosas medidas de segurança nacional e uma lei para nacionalizar propriedades russas.

 

 

Related post

Alexandre de Moraes mantém investigação sobre viagem de Bolsonaro à Rússia

Alexandre de Moraes mantém investigação sobre viagem de Bolsonaro…

Na mesma decisão, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a Presidência da República informe as condições oficiais de participação do…
Justiça Eleitoral explica como recuperar o seu título de eleitor

Justiça Eleitoral explica como recuperar o seu título de…

Seu título de eleitor foi cancelado? Ainda não sabe o que fazer? Calma! Segundo informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o…
Apple suspende venda de todos os produtos na Rússia, Ford suspende operações

Apple suspende venda de todos os produtos na Rússia,…

A Apple anunciou na terça-feira (1/03/2022) que interromperá a venda de todos os seus produtos na Rússia, enquanto os usuários globais…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.